Como Vender Livros ou Produtos no MeLivro?

Tutorial em Vídeo

Cadastro de Vendedor no MeLivro

Cadastrar como vendedor é muito semelhante ao cadastro de usuário normal. No menu cinza no topo do site, clique em Entrar/Registrar, com isso o usuário será levado para a página Minha Conta.

Na página Minha Conta, clique em Cadastrar-se e marque Quero comprar e vender.

Cadastrar-se no MeLivro

Preencha todas as informações pedidas.


O nome da Loja é a parte mais importante, após preencher o nome da Loja, automaticamente, a URL da Loja é preenchida. Porém, pode ser que a URL da loja não esteja disponível. Portanto, você pode alterar a URL da loja para uma palavra que mais lhe agrade. Ou alterar o nome da Loja até que a URL da loja esteja disponível.

Configurando nome da loja no MeLivro

Clique em Cadastre-se e se tudo ocorrer bem, seu cadastro inicial no MeLivro estará parcialmente completo.

Agora, um assistente irá te perguntar por novas informações. É super importante que o vendedor não pule esse passo. Nosso sistema perguntará sobre o endereço da loja por exemplo. Lembrando que o MeLivro funciona apenas no Brasil. Vendedores precisam ter um endereço físico no Brasil. Cálculo de frete só funciona para o Brasil. Ou seja, infelizmente, se o vendedor quer vender livros pelo MeLivro em outro país, isso não será possível.

Assistente de configuração de loja do MeLivro

Clique em Vamos lá e informe as outras informações que o sistema pede.

Configuração da loja no MeLivro

Clique em Continuar. Agora o MeLivro te pedirá seu token Juno (relativo ao gateway de pagamento). Você pode pular essa parte agora, mas caso já possua uma conta Juno, vá ao site da Juno e copie seu token privado e informe ele no campo “Seu token Juno”. Na seção “Cadastro no Gateway de Pagamento” explicamos como adquirir seu token Juno.

Configuração de pagamento no MeLivro

Clique em Continuar e seu cadastro estará completo caso já tenha informado seu Token Juno.

Sua loja está pronta no MeLivro

Cadastro no Gateway de Pagamento

Usamos o gateway de pagamento Juno em nosso portal. Para o vendedor conseguir vender em nosso portal, ele precisa ter um cadastro ativo na Juno (a validação do cadastro pode demorar até 2 dias). Atualmente, eles possuem 3 planos de recebimento de pagamentos: 31 dias, 15 dias e 2 dias. Quanto mais tempo o dinheiro fica com eles menos taxas se paga. Utilize nosso link de indicação para obter melhores taxas. Veja nossas taxas aqui.

Para criar um cadastro na Juno, você precisa do seu CPF ou de um CNPJ. Você vai informar seu nome ou o nome de sua empresa, cadastrar seu e-mail e um número de telefone, e assim já terá acesso à plataforma da Juno. 

Num segundo momento, será necessário confirmar seu e-mail e completar seus dados – como sua conta bancária e endereço – e enviar seus documentos para a Juno comprovar e validar todas as informações. Tudo é feito online, rapidamente e sem burocracia. 

Abaixo, mostraremos o passo a passo de como é feito esse cadastro na Juno:

Passo a passo da Juno

Siga o Passo a Passo

  1. Criação da Conta Juno

    1.2. A conta Juno pode ser criada utilizando esse link. UTILIZE ESSE LINK PARA OBTER TAXAS MELHORES!
    1.3. Então escolha a tipo de conta: Física ou Jurídica
    1.4. E preencha os dados solicitados.
    1.5. Na pergunta “Como deseja usar a Juno”, marque a opção Vou usar os plugins da Juno para E-commerce.
    1.6. Pedir para equipe Juno homologar a conta para ser usada na integração com o MeLivro.
    1.7. Completar o cadastro da Juno com todas as informações pedidas. Eles pedirão para você baixar o aplicativo deles para completar o cadastro.

  2. Após conta ser criada e validada pela equipe da Juno, entrar na página de configuração da Juno. Esse passo deve ser feito no navegador (Ex: Chrome, Edge, Firefox), pois no aplicativo não aparece essa página.

    2.0. Fazer esse passo no navegador e não no app! Não é o token de 6 dígitos que aparece no aplicativo.
    2.1. Menu Integração
    2.2. Descer a página até Token Privado
    2.3. Clicar em gerar token privado
    2.4. Copiar token
    2.5. Print mostra abaixo como está na página essa área do token privado.

  3. Com o token copiado, entre em nosso site MeLivro, na área de vendedores->configuração->pagamento (clique aqui para ir direto)

    3.1. Cole o token no campo relativo a Juno e clique no botão atualizar configuração.informar token privado juno no melivro

  4. Pronto, agora você poderá receber os pagamentos automaticamente na sua conta Juno.

Como adicionar um produto para vender?

Vá no seu painel de vendedor e clique em Produtos. Agora basta clicar no botão Adicionar Novo Produto que uma janela para cadastro do livro aparecerá. Não esqueça de adicionar uma imagem da capa do livro. O valor mínimo que pode ser colocado no livro é de R$ 1,00, porém há uma exceção: o livro pode ser cadastrado com o valor de R$ 0,00 caso seja uma doação, aí o comprador pagará apenas o frete.

Manual do Vendedor

O vendedor deve remover um produto que está sendo anunciado no MeLivro caso o mesmo tenha sido vendido em outro site. Isso deve ser feito com urgência, senão, alguém pode comprar algo que já foi vendido. E teremos que estornar a cobrança no cartão de crédito do cliente. A Juno não cobra nada para estornar se o estorno for feito no mesmo dia da compra. Porém, caso o estorno seja feito após um dia, eles cobram a taxa da transação normalmente e devolvem o resto do dinheiro.

O vendedor com o intuito de informar ao cliente que o produto está sendo vendido apenas no MeLivro, ele pode adicionar na descrição detalhada que o produto é vendido apenas no MeLivro. O cliente ficará mais confiante com essa informação.

O vendedor pode informar o e-mail dele na página da loja para que o possível comprador tire dúvidas antes de efetuar a compra (Tem como ativar “mostrar e-mail” no painel de vendedor). Recomendamos que as transações com clientes MeLivro sejam feitas dentro do site por motivo de segurança e de ética.

O vendedor deve informar corretamente peso e medidas dos livros, pois com estas informações são calculadas o frete. Caso não tenha uma balança ou fita métrica em casa, procure o livro a ser cadastrado na internet e veja as medidas e o peso que estão colocando nele.

O vendedor pode adicionar um banner e uma foto de perfil nas configurações da loja. Com isso, sua loja chamará mais atenção. Banners para sua loja podem ser encontrados no site Wallpaper Cave.

O vendedor deve colocar como título do anúncio o nome do título do livro. Caso queira pode colocar o autor como sufixo também é permitido. Não é permitido colocar o preço do livro no nome do anúncio.

É aconselhável que o vendedor coloque um preço um pouco abaixo do mercado e dos concorrentes para que consiga vender seu livro.

Quando o vendedor tem um novo pedido, precisa aguardar a confirmação de pagamento. Se uma compra é paga por boleto, é necessário aguardar o status do pedido mudar de Aguardando para Processando. Só assim, sabemos que o boleto foi realmente pago.

Desde o dia 08/05/2021 é possível vender produtos de bazar dentro do site MeLivro. Essa categoria foi criada para ajudar os vendedores a vender produtos usados e seminovos que não sejam livros. É importante lembrar, que a modalidade de Impresso Normal é apenas para produtos da categoria livros.

Veja também:

Como comprar?

Compartilhe

Icaro

Administrador do Site

Esta Postagem Tem 4 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Você só tem esta empresa indicada para pagamentos? Vi alguns comentários no reclame aqui sobre a empresa e fiquei com medo. Você teria outra opção?

    1. Oi. Trabalhamos com a Juno por causa da integração com nossa plataforma. Há apenas outra empresa que integra com nossa plataforma, mas as taxas são bem altas e iria prejudicar os vendedores. Também poderíamos deixar o vendedor e o cliente resolverem a forma de pagamento entre si, mas isso iria atrair vendedores mal intencionados como acontece nos grupos de Facebook e da OLX.

      Também tenho uma loja aqui no MeLivro, e consegui receber o pagamento feito pela Juno normalmente. Até agora está tudo certo entre a Juno e o MeLivro. No momento de uma venda, o pagamento é dividido entre o vendedor e o MeLivro. No momento estamos com uma promoção, logo nenhuma porcentagem sobre a venda é pega pelo MeLivro. Apenas é cobrada a taxa da Juno sobre o pagamento.

      Toda empresa vai ter comentários negativos no reclame aqui. Vi aqui as reclamações no Reclame Aqui sobre a Juno e a maior parte delas está relacionado ao uso de boleto. Estamos usando agora boleto aqui no MeLivro, mas sem parcelas, apenas o valor inteiro.

      1. Entendi. Muito obrigada por esclarecer. Vou fazer o cadastro na Juno então. Gratidão

        1. Obrigado. Seja bem vinda. Qualquer dúvida entre em contato pela página de Contato do site.

          Há vários tutoriais aqui no MeLivro, ensinando a cadastrar os livros, a customizar a loja, a enviar a encomenda, a transferir dinheiro da sua conta Juno para outro banco sem pagar mais taxas.

Deixe um comentário

10 + dezenove =

Navegação Rápida
×

Cart