Se você está vendendo livros online, é importante que seus anúncios tragam não só uma sinopse e algumas imagens, é preciso que o comprador encontre informações completas, bons preços e possa esclarecer dúvidas antes da compra. Com as dicas a seguir, você vai conseguir melhorar os resultados de vendas e atrair mais leitores.


Vendo livros online desde 2020 e de lá para cá muitas coisas mudaram. O que não mudou foi a forma como os compradores se relacionam com os anúncios: os leitores sempre querem saber mais sobre as obras e querem informações de qualidade. Se você anunciar o produto de forma incompleta e com imagens de pouca qualidade, o cliente provavelmente irá entrar em contato com você querendo saber mais. Ou pior: você simplesmente perderá a venda para algum vendedor com um anúncio melhor.

Se você está chegando agora e não sabe como criar um anúncio chamativo e que não faça nem você e nem o comprador perder tempo, listamos neste artigo quatro dicas para melhorar a forma como você oferece seus livros online.

Forneça informações detalhadas do livro

Além de criar um título claro para seu anúncio (pense que as pessoas vão te achar por meio de buscas!), crie uma descrição detalhada do estado de conservação do seu livro, destacando se ele possui manchas de oxidação, grifos e anotações ou se está danificado. Informe se o livro possui dedicatória ou outras marcas de identificação. Não esqueça de fornecer todas as informações bibliográficas relevantes sobre o livro (editora, ano da publicação, número de páginas, tradutores, e se é capa dura). 

Se você for um autor independente, não deixe de acrescentar uma sinopse para que as pessoas conheçam sua obra :). É importante também informar qual o gênero do livro: se é ficção ou não-ficção, poesia, romance, suspense, ficção científica…

Use sempre fotos reais do produto

Nunca utilize imagens salvas da Internet, pois a ideia é mostrar o que seu cliente vai receber, no caso, um livro usado em bom estado de conservação. Para fazer isso com sucesso, você pode usar a própria capa do livro e escaneá-la para colocar no anúncio. Se não tiver um escâner disponível, use uma foto que tenha boa qualidade e enquadramento adequado: o livro deve estar centralizado e bem iluminado. Se você é autor independente, use e abuse das imagens de divulgação do seu livro.

Os preços dos seus produtos devem ser realistas!

Sempre pesquise em outros sites antes de precificar seu produto. Tenha em mente que um livro usado vale em torno de 30% a 40% do preço de capa de um livro novo, mas depende de alguns fatores como o estado de conservação. Seu livro é um exemplar raro? Edição limitada ou está esgotado em todas as livrarias? Isso provavelmente fará com que o preço dele aumente. Por outro lado, se seu exemplar não está bem conservado, pode ser que o preço dele baixe.

Forneça informações de contato no anúncio

Outro ponto importante é a informação de contato, que pode ser usada para responder a dúvidas antes da compra, e também para iniciar uma conversa mais longa com os leitores. Se você não tiver um site próprio, insira as informações das suas redes sociais, e-mail e até mesmo um contato de WhatsApp.

Em síntese, use o espaço de descrição do seu anúncio para explorar as vantagens dos seus produtos, incluindo detalhes sobre o que ele trará aos leitores interessados no assunto. Se for um livro usado, não esqueça de fornecer informações detalhadas sobre o estado de conservação. Utilize imagens bem elaboradas para criar uma experiência visual agradável e interessante nos anúncios dos seus produtos. Por fim, seus anúncios podem ser muito mais eficazes quando você coloca o contato na descrição e mostra o valor real do produto. Essas são as nossas dicas para aumentar suas vendas através de anúncios. 


Se você chegou até o final deste artigo e está pensando em desapegar dos seus livros usados ou é autor independente buscando uma plataforma para anunciar seus livros físicos, conheça o MeLivro! Somos um marketplace especializado em livros. Venda seus livros sem burocracia: não precisa de CNPJ, não cobramos mensalidade e nossa taxa de comissão é de apenas 5%.

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